domingo, 17 de agosto de 2008

DESAFIO DE EDUCAR HOJE


A escola é sem dúvidas um espaço muito privilegiado para a elaboração de projetos para a aquisição do conhecimento, para o desenvolvimento de habilidades que bem desenvolvidas, permitirão ao educando a intervenção na sociedade e o equilíbrio para enfrentar os desafios da vida. É, portanto, um espaço privilegiado para se experimentar situações diversas, convivendo em situações variadas. É o espaço em que não só se aprende o que os livros trazem, mas também promove o aprendizado para a vida. Vivemos hoje em uma sociedade competitiva, que exige uma educação moderna com informações, visões e novidades compatíveis com a complexidade e pluralidade, exigindo por isso, educadores abertos, criativos, inovadores e confiáveis. Quanto mais acompanhamos as demandas dessa educação moderna, mais necessitamos de profissionais da educação que sejam pessoas humanas e éticas. Vivemos um momento muito especial de adequação às exigências. Os desafios de uma educação moderna nos levam a encontrar condições materiais e tecnologia que nos aparelhe para que façamos uma adequação ao novo mundo que se vislumbra. Caminhamos para termos aulas com acesso Wireless.
Educar é sem dúvidas um processo complexo que exige de nós mudanças significativas. A fabulosa tecnologia transforma a magia da aula, devido a varias possibilidades de intervenção em textos e imagens. A educação tem que surpreender, cativar e conquistar os alunos. Precisa entusiasmar, libertando a capacidade criativa e imaginativa do educando.
Sabemos que o processo de mudança na educação não é nada fácil. Iremos mudando aos poucos e em todos os segmentos de atuação. Vamos na caminhada da modernização certos de que como educadores devemos respeitar as pluralidades culturais, religiosas, étnicas e sociais. Temos consciência do tamanho de nossos desafios, das dificuldades em alterarmos padrões adquiridos, mas sabemos também que como educadores a nossa maior vocação é estimular mudanças. A educação não é inércia, é sim, sinergia pura. Temos certeza que o objetivo fim de todo o nosso esforço de mudança é o ser humano, nossos alunos e colaboradores que tem que estar prontos para a vida nesse mundo de desafios. Por isso, sabemos que quanto mais tecnologia avançada desenvolvermos, mais necessitamos de pessoas humanas e felizes. Para tanto, em nosso moderno projeto pedagógico há um grande espaço para as ciências humanas, arte, filosofia, ciências sociais, civismo consciente, cidadania e responsabilidade ambiental. Valorizamos as atividades esportivas como essencial para sociabilização e o convívio com as diferenças. Ensinamos aos nossos alunos, através do esporte, a superação de limites e da timidez, mas também a lidar com as situações que exigem controle, respeito ao espírito de equipe e as regras. Vamos mais longe. Nós educamos para vida.

Prof. José Romero Nobre de Carvalho
Diretor Geral do INEI COC Maceió

Nenhum comentário: